17 de setembro de 2011

Até que o carro tele-mensagem os separe

Há muito tempo faço parte de uma comunidade do Orkut chamada “Eu odeio carro tele-mensagem”. Há coisa mais brega do que isso?

Pra começar, o próprio veículo. Um carro velho (já vi até uma Kombi!), cheio daqueles acessórios bregas (canaleta no vidro, um monte de patuá no retrovisor, calota prateada e adesivos de corações, cavalos alados, pombinhos, cupidos, rosas e palavras bregas, como “emoções”, “paixão”, “te amo”, “amor”, “parabéns”. Existe uma regra entre os pegueteiros que “o carro reflete o que é o seu dono”, e isso é aplicável perfeitamente aos carros tele-mensagem. Num misto de Silvanno Sales e Zé Baiano (da dupla Zé Baiano e Feliciano), desce aquela figura esdrúxula de bermuda jeans, camisa colete, boné promocional, pochete de couro, tênis branco sem meia e pega o microfone, onde ao som de Kenny G e outras músicas de motel, entoa uma voz de locutor de bingo para ler mensagens mais bregas ainda, que sempre terminam com o clichê “obrigado por você existir”.

Hoje ao sair da sala de aula, um funcionário da Universidade me informou que uma pessoa me procurava na porta. Sem saber o que era, fui, e me deparei de cara com um carro de mensagem. Fiquei parado para ver quem haveria recebido aquele carro, e fiquei só esperando para sacanear a pessoa. Eis que chamam o meu nome. Me senti o próprio noivo pelo pelo “Casamento Surpresa” do programa da Márcia Goldschimidt. A homenagem foi feita pelos alunos, pela minha despedida. Mas a homenagem foi legal.

Não que tenha ficado emocionado na hora que tocou “amigos para sempre” e o rapaz soltou os fogos de artifício, mas por ter conseguido me arrancar boas risadas e subsidiar conteúdo para esse artigo.

A trilha sonora é ótima!
Aniversário: Sempre toca “hoje vai ter uma festa, bolo e guaraná, muitos doces pra você”, onde todas as mulheres começam a dançar e pular como se fossem as mais originais do mundo. Algumas piores ainda ficam falando entre si como se fossem crianças.

Despedida: “Amigos para sempre” é clássica. Na parte em que a mensagem brega é lida, abaixa-se o volume e toca “Amigo é coisa pra se guardar...”, quando acaba a mensagem aumenta-se estupidamente o som no refrão da música.

Outros: Esse serve pra batizado, aniversário de namoro, formatura, etc. Sempre dá um jeito de tocar “Quando eu estou aqui, eu vivo esse momento lindo”. Sendo em Salvador, ainda existem carros que toquem uma ou duas músicas de arrocha. Outra que está no Top 10 dos carros tele-mensagem é o tema de Titanic, de Celine Dion e Unbreak my Heart.

Quando a brincadeira é feita pra sacanear ou brincar com alguém, realmente é válida. Mas quem já teve a sorte de presenciar a cena de alguém se emocionar de verdade com a cena? É o que há de mais tosco. Quando pára na porta da casa, todos os vizinhos cercam o carro, e só de começar a tocar qualquer acorde do Roberto Carlos começa o chororô. Quem está ao lado do homenageado o abraça, consola, faz cara de respeito (semi-cerrando os olhos, juntando os lábios pra dentro e sacudindo a cabeça lentamente em sinal positivo), e o sacaneado, quer dizer, homenageado, guarda com todo o carinho o cartão e o CD escrito “Fortes Emoções”, que ganhou de presente do carro tele-mensagem.

Mas uma coisa é certa, receber carro tele-mensagem de namorada é o fim! Por isso sou a favor da pena de morte. Mas aviso logo no início do relacionamento. Sejamos felizes até que o carro tele-mensagem nos separe.

Por Cleber Paradela em 01/04/2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário